MAQUIAGEM saiba tudo para fazer seu makeup diário

Você é do tipo que adora maquiagem ou detesta pensar no assunto? Meninas, usar uma maquiagem (simples e básica) todos os dias transmite uma impressão de cuidado com a própria aparência e isso é muito positivo tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. O makeup é a finalização do seu look, tão importante quanto unhas bonitas e bem cuidadas. Os olhos e a boca são os pontos de maior atenção, então: usar pelo menos rímel e batom precisa (!!) fazer parte da nossa rotina de beleza. Bem, então, para desmistificar isso tudo, resolvi mostrar para vocês minha faceta consultora de imagem-maquiadora, porque existem algumas coisas que facilitam nossa relação com a makeup artist.

Prefira os pincéis de cerdas naturais e dê preferência para os modelos profissionais (que têm cabos longos) como os da Ariana e Klass Vough.

- Pincel arredondado para pó (é o maior)
- Pincel para blush
- Aplicador de sombra com ponta de espuma
- Pincel aplicador para sombra arredondado (para esfumar)
- Escovinha/pente para sobrancelhas e/ou cílios (para retirar o excesso de rímel)
- Pincel para batom
- Esponjas para base, prefira as de látex; para o pó compacto, prefira as de espuma.
- Cotonetes (são usados para correção emergencial)
- Pinça p/ sobrancelhas (uma boa dica é a pinça da marca SOLINGEN (chanfrada ou normal) Atenção: procure uma designer de sobrancelhas para obter o traço correto das suas.)

Produtos. Use-os nesta ordem!

Antes da maquiagem, a limpeza, tonificação e hidratação da pele são imprescindíveis para o cuidado da pele e para um belo resultado - pele seca não "segura" o make. Você terá uma maquiagem mais natural e com maior durabilidade se usar os produtos corretamente. Use produtos adequados ao seu tipo de pele.

• BASE: A cor da base deve ser exatamente da cor da sua pele. Para escolhê-la, faça um teste no rosto. Procure um lugar com luz natural, passe a base e, se ela ficar quase imperceptível, essa é a cor certa. Você pode aplicá-la com pincel apropriado, com espoja de látex ou mesmo com a ponta dos dedos, que em geral, apresenta o melhor resultado. Para mista ou oleosa, dê preferência para uma base oil-free, base líquida, translúcida ou ainda o duo-cake (versão base + pó compacto);

• CORRETIVO: o corretivo deve ter o mesmo tom da sua pele ou, no máximo, um tom mais claro. Ele tem a função de cobrir pequenas imperfeições ou partes escuras do rosto. Prefira corretivos em forma de bastão ou pastosos, pois os líquidos não apresentam boa cobertura. Ele deve ser aplicado (após a base) com a ponta dos dedos ou pincel apropriado.

• PÓ COMPACTO ou PÓ FACIAL: finaliza a cobertura de pele e ajuda a “segurar” a maquiagem. A diferença entre o pó compacto e o facial, é que este último tem uma textura mais leve. No entanto, se você aplicar o compacto com pincel, o efeito final será praticamente o mesmo.

• SOMBRA: é recomendável que você tenha sombras em cores Opacas e Cintilantes. Cores úteis para quem vai começar: branca e/ou bege e marrom (opacas) e alguma cor cintilante da sua preferência (respeitando o tom da sua pele).

• LÁPIS PARA SOBRANCELHAS: item muito útil para corrigir o traço, cobrir falhas ou corrigir a cor das sobrancelhas. Ele pode ser substituído pela sombra marrom ou cinza, mas não se obtém o mesmo efeito com facilidade. Teste o modelo da marca Marcelo Beauty.

• CONTORNO DE OLHOS: LÁPIS PARA OLHOS ou DELINEADOR (procure modelos de ponta firme para facilitar a aplicação)

• RÍMEL: item indispensável a qualquer maquiagem, você vai precisar de um rímel Preto. Há máscaras de diversos tipos: para dar volume, para alongar cílios, para curvar, etc. Teste e escolha o seu preferido. O rímel transparente só é útil mesmo para as sobrancelhas, mas não é algo realmente necessário. Dê preferência para o rímel que não é à prova d´água, pois em caso de erro, será fácil retirá-lo.

• BLUSH: dê preferência para o blush em pó compacto. A cor do blush deverá obedecer ao seu tom de pele (fria ou quente). Você também poderá comprar aqueles produtos em “tons humanos” como beges mais escuros, para os efeitos de correção ou para uma maquiagem mais natural. Aplique com o pincel apropriado, sempre iniciando a aplicação de “fora do rosto para dentro”.

• DELINEADOR DE LÁBIOS, BATOM E GLOSS: o delineador de boca é útil para o make-up noite. No dia-a-dia, use preferencialmente um batom e/ou gloss, pois o efeito é mais natural. O Batom tem maior durabilidade que o Gloss, que sai rapidinho dos lábios. Batons claros e/ou cintilantes tendem a aumentar e projetar visualmente os lábios; o contrário também é verdadeiro: os batons opacos e escuros tendem a diminuí-los visualmente. O batom certo é também definido pelo seu tom de pele (quente ou frio).



5 comentários on "MAQUIAGEM saiba tudo para fazer seu makeup diário"
  1. Anônimo2.7.09

    Oi Carmen, q surpresa entrar e ver dicas de maquiagem, estava querendo muito umas dicas e vc me ajudou com essas. Obrigada, bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom, então, aproveita. Esta é minha faceta consultora de imagem-maquiadora rsrs..bjs

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2.7.09

    Eu esqueci de assinar! Juli do byMK. Bjs!!!

    ResponderExcluir
  4. Amei todas as dicas, a proposta do blog é ótimo, o conteúdo é super dinâmico, estou seguindo-a também Carmen, agora não vai sumir hein. bjussss

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas! Vou usá-las com certeza! beijoss

    ResponderExcluir

Seja bem-vinda!
Por favor, use este espaço somente para COMENTÁRIOS
Obrigada,
Carmen